Apologética – Notícias – Mundo Cristão – Sociedade

Lei da Semeadura

fé demais não cheira bem

Graça e Paz.

Mais uma vez estava eu a “zapear” entre os canais de TV, quando me deparei com um certo apóstolo em mais um de seus programas sobre bençãos e milagres e afins.

Querendo justificar que o Evangelho de Cristo é um evangelho de prosperidade, ele leu a passagem de Gálatas 6 sobre a lei da semeadura.

Já ouvi diversas vezes alguém pregar sobre a lei da semeadura. É claro que sempre com o final apontando para a prosperidade. De carnês a contribuíções “sacrificiais” sempre deixa-se claro que no final, pode-se “exigir” que Deus cumpra o que está na sua Palavra: “também colherá“.

É claro que a lei da semeadura tem o lado de receber a benção do Senhor, mas como uma dádiva, não como um fim em si ou como se fosse uma “aplicação a curto prazo“. Já ouvi certa pregadora dizer que não se deve dar o dízimo do que se ganha, mas do que se deseja ganhar. Outro afirma que ofertar por amor é coisa de trouxa.

Vamos analisar o texto em apreço e extrair dele o real sentido da lei da semeadura:

Gálatas 6:7-10

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

1) Sim, é verdade, o que o homem semear, também colherá. Se for amor, amor. Se for o bem, bem. Se for dinheiro, dinheiro (mas descompromissado com o retorno).

2) O que semeia na carne, colherá corrupção. Aqui vemos claramente que semear na carne, tanto pode se referir ao pecado quanto a ofertar com o único interesse de se receber em dobro, triplo ou cem vezes tanto. Aquele que semeia com segundas intenções está semeando na carne e colherá apenas corrupção.

3) O que semeia no espírito, colherá a vida eterna. Gloriosa promessa para aqueles que semeiam sem segundas intenções, pois a principal intenção é que a obra de Deus tenha recursos para alcançar as almas perdidas.

4) Os que semeiam “o bem” sem se cansar, também ceifarão. Não necessariamente “dinheiro”. Quantos pregadores já falaram da lei da semeadura pela perspectiva do serviço cristão e do amor ao próximo?

5) Fazer o bem a todos e principalmente aos domésticos da fé. Como é difícil em algumas igrejas os irmãos necessitados serem supridos em suas necessidades, principalmente pela “casa do tesouro“.

Analisemos agora dois textos dos evangelhos:

Mateus 19:28-29

E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.

Marcos 10:28-30

E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.

Amados, aqui temos a promessa do próprio Senhor Jesus de receber cem vezes tanto nesta vida e por fim a vida eterna. Mas em nenhum momento vejo-o referindo-se a dinheiro e sim a deixar tudo por amor a ele. Esse deixar tudo refere-se a rendição ao Senhor, ao serviço do Senhor, a sofrer pelo Senhor (perseguições).

Vemos nestes textos que os discípulos esperavam alguma compensação pelo fato de terem deixado tudo (tudo?) para seguir a Jesus. Mas a verdadeira recompensa vai muito além de “cem vezes tanto“. A verdadeira e duradoura recompensa é a vida eterna. Muitos tem esquecido da mesma, querendo viver no paraíso aqui na terra.

Quando você for semear, semeie no espírito, semeie no amor, semeia no serviço. E semeie suas ofertas e dízimos para manter a obra de Deus, sem esperar receber em dobro, e não se preocupe se chamarem você de trouxa, pois para Deus você é um filho amado.

Soli Deo Glória.

About these ads

Comentários em: "Lei da Semeadura" (8)

  1. Nossa, Dan, ficou maravilhoso!
    Muito bom mesmo. Deveríamos encaminhar isto a muitos “pastores” por ai… srrs.
    Que o Senhor continue derramando Suas bençãos sobre tua vida e te capacitando cada vez mais neste ministério lindo.

    Paz, amado do Senhor.

  2. Muito boa a esplanação sobre lei da semeadura, realmente este é o sentido realmente da palavra, semear no reino de Deus,continue sendo usado por ele mas peça a Ele humildade e flexibilidade quando falares de outros cristãos que nem mesmo conheces pois assim amontoarás brasas vivas sobre tua cabeça…..
    Deus abençõe! E Somente a Ele a glória e não a homens….

  3. Prezado Caio

    Obrigado pelo seu post.

  4. RICHARD SANDER GOMS DA SILVA disse:

    MEU NOME E RICHARD SANDER GOMES DA SILVA

    GOSTARIA DE UMA RESPOSTA SUA DENTRO DA BIBLIA SAGRADA SOBRE O SEGUINTE PONTO QUE ME DEIXA COM MEDO

    A PERGUNTA É :

    EU CRESCI NA IGREJA DESDE BEBE SOU LIDER DE ADOLESCENTES, PREGO A BIBLIA SAGRADA, MAIS não ACEITEI A CRISTO COMO SALVADOR OU SEJA não CONFESSEI A JESUS COMO SALVADOR ENTAO A PERGUNTA SEREI SALVO OU NÃO? PRECISO OU não PRECISO ACEITAR A JESUS CRISTO COMO SALVADOR? POR FAVOR ME AJUDE POIS PRESCISO AJUDAR OUTROS TAMBEM

    OBRIGADO

  5. ROMANOS 14:
    14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo.

    23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

    CARA SI TA FAUTANDO FÉ CERTESA NO QUE ESTA FASENDO, ACEITE PARA QUE O ACUSADOR PARE DE TI ACUSAR. E ELE SEMPRE VAI TE ACUSAR!

  6. Bem, eu estava mesmo a procura de um estudo sobre isso e para mim foi esclarecedor. Obrigada. Deus o abençoe.

  7. Me desculpe meu irmão, da próxima vez que vc fizer um estudo da palavra de Deus faça com sabedoria e não querendo desprezar os conceitos dos outros.
    Quero te dizer que quando Jesus estava dizendo pra deixar tudo, o dinheiro tava incluso também, a palavra “campos” representa ali o seu sustento o “Dinheiro” e Jesus diz que vamos receber aqui nessa terra e na vida vindoura, siginifica que vamos desfrutar daquilo que semearmos aqui em vida e na Vida eterna principalmente.
    Me desculpe mas não faça esses estudos para desqualifiar outras pessoas nem a palavra de Deus.

  8. José Daniel da Silva disse:

    Irmão Hermínio

    Confesso que não entendi bem seu comentário. E creio que você não entendeu o que escrevi.

    Na verdade seu comentário é dúbio, pois você fala em deixar tudo (inclusive o dinheiro) e ao mesmo em semear.

    Tenho minhas convicções e se você não concorda, é direito seu, mas discorde com argumentos válidos, coisa que não o fez.

    Fica na paz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: